![]() |
WTF?! |
Todos nós já ouvimos falar dos exemplos perfeitos da Teoria da Evolução: o corpo flexível com pernas musculosas e compridas da cheetah, um dos animais mais velozes da savana africana, ou mesmo a rigidez e a forma do bico do papagaio, perfeitamente moldado para quebrar variados tipos de nozes e castanhas. Essas adaptações fazem com que fiquemos admirados com as invenções e engenhosidades da natureza. Mas você sabe o que eu gosto mais do que estes lindos exemplos da natureza? As criaturas menos elegantes, aqueles que sobrevivem mesmo sendo esquisitos, feios, cheios de lodo e completamente absurdos.
Eu colecionei diversos exemplos no meu blog, WTF Evolution? e em um livro de mesmo nome. O que eu penso é o seguinte: se houve algum tipo de processo racional por trás do desenvolvimento destes organismos, qual poderia ser?
É óbvio que, na realidade, a evolução não pensa. Ela não se senta e planeja o melhor caminho para um organismo seguir. Ao invés disso, mutações acontecem ao acaso e as que se encaixarem mais ficam, e durante o passar do tempo elas se transformam em adaptações que ajudam o animal a sobreviver no seu ambiente. Mas elas não são, necessariamente, as mudanças que você escolheria se fosse desenhar alguma forma de vida do rascunho.
E se a evolução fosse consciente? Bom, se esse fosse o caso então esperaríamos que ela passasse grande parte de seu tempo embriagada, distraída ou inteiramente desinteressada. Abaixo estão listados quatro exemplos, dos mais de 100 descritos no livro, que mostram essa possibilidade.
O Sapo Púrpura da Índia
Nome Científico: Nasikabatrachus sahyadrensisHabitat: Florestas úmidas nas Montanhas Ghat do Oeste, sul da Índia.
Isso é sério?! Evolução, você teve mais de 130 milhões de anos para desenvolver esse animal e isso foi tudo que conseguiu fazer?!
Peixe-morcego-boca-vermelha
Nome Científico: Ogcocephalus darwiniHabitat: Sudeste do Pacífico, próximo à recife de corais no solo arenoso do fundo do mar.
Evolução, isso não pode ser sério!
Opa, espera! Entendi! Claramente este peixe de batom vermelho é uma sátira que não deve ser levada a sério! Desculpa, as vezes eu sou meio lento pra pegar as coisas. Boa!
O Polvo Porco
Nome Científico: Helicocranchia pfefferiHabitat: Encontrando a até 6.500 pés de profundidade nos oceanos Pacífico e Atlântico.
Podemos sugerir que na criação deste animal, a evolução estava estranhamente contente com alguma coisa... Ou estampou a piada na cara do pobre bixo.
Tardígrado
Nome Científico: Macrobiotus sapiensHabitat: Solos úmidos, pântanos e corpos hídricos em todo o mundo.
"Ok. É isso. Acabei de criar o melhor animal que já existiu."
"Parece Bom!"
"É chamado de Tardígrado. Tem somente meio milímetro de tamanho, então é basicamente invisível."
"Entendi..."
"Ele tem garras afiadas para pegar qualquer coisa que queira e uma boca que suga sua comida"
"Parece razoável, evolução."
"Mas esta é a melhor parte: ele pode sobreviver em praticamente todo lugar! Seco? Muito frio? Radiação extrema? Não importa! Ele só entra em hibernação, espera isso passar e depois volta à vida!"
"Uhmm... Acho que essa foi legal"
"E pode sobreviver até mesmo no vacum espacial!"
"Que?! Mas porque ele precisaria sobrevier no espaço sideral?!"
"Nunca se sabe..."
Post original retirado do site www.iflscience.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário